A Nestlé lançou um concurso para promover o novo achocolatado Nescau 2.0. A marca está convidando os consumidores a enviarem vídeos sobre o produto para o site www.nescau.com.br. Até ai nada de novo, o que impressiona é a má-qualidade dos vídeos. Os exemplos incluem pessoas cantando e dançando e até alguns vídeos que nem sequer fazem referência ao produto. Apesar disso, nenhum vídeo postado até o momento prejudica diretamente a imagem do produto.
Todos os publicitários e blogueiros de plantão estão com o mesmo discurso: essa campanha está sendo negativa para a imagem do Nescau e está sendo um vexame para a Nestlé. Será?
Será que o que está sendo apontado como o maior problema da propaganda colaborativa, não é na realidade a sua principal qualidade?
É muito claro na mente das pessoas que os vídeos são enviados por consumidores, que se trata de um concurso aberto, independente da qualidade dos vídeos, a imagem do Nescau é preservada. E além disso, você consegue que várias pessoas entrem no seu site e interajam com a sua marca por um tempo que você nunca conseguiria em um anúncio ou filme publicitário. E o que é melhor, dando boas risadas.
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2 comentários:
O grand eproblema desses concursos são os videos que nem sempre tem uma conotação positiva para a marca, como é observado no concurso alemão da heintz katchup, no qual alguns comerciais causam aversão ao produto, como o de uma mulher escovando os dentes e lac=vando as coisas com o produto.
No caso da Nescau, o ponto positivo, é que ele cria uma rede de contatos para acessar o hot site a medida, que as pessoas colocam seus videos lá e convidam os amigos para entrar e ver o video, tendo uma boa repercursão como marketing viral, contudo acho que a baixa qualidade dos videos vai um pouco contra o concurso que seria o de ter comerciais para a marca, pois alguns dos videos nem o produto é citado dorante o tempo dele, logo esse tipo estrategia talvez devesse ser melhor trabada.
A parceria deve ser constante
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