quarta-feira, 28 de novembro de 2007

As coisas estão mudando mesmo...

"Estréia oficialmente no próximo dia 1º de janeiro uma das propostas mais simples e, ao mesmo tempo, mais revolucionárias do mercado publicitário dos últimos tempos – ao menos no campo das intenções e do modelo de negócio. Trata-se do site BootB.com, que vai funcionar como uma central de briefings e de idéias. (...)

Funciona assim: de um lado, as marcas expõem / postam suas demandas e orçamentos. Do outro, pessoas inspiradas, um simples cidadão comum, profissionais atuantes no mercado e até mesmo agências de publicidade enviam suas propostas criativas. Desse caldeirão, na proposta original, surgirá uma base de soluções em criação publicitária e de marketing em escala mundial, disponível em 12 idiomas."

Para ler a matéria completa, acesse: www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=28691

Um site com a mesma proposta já está no ar aqui no Brasil: www.oscriativos.com.br

Mash Up

É interessante ver como as agências estão usando as ferramentas da Web 2.0 para tornar os sites dos cliente cada vez mais interessantes.

O HSBC acabou de lançar um novo produto: os Seguros Carbono Neutro. Esse produto funciona da seguinte forma: você faz um seguro para sua casa ou carro e protege uma área "x" em uma floresta. No site da campanha, www.eucuidodoplaneta.com.br, existe um link para que as pessoas conheçam as áreas que podem ser preservadas. Esse é um exemplo de mash up que utiliza os recursos do Google Maps.

Eu mereço!



Já não é tão novidade assim. Mas não interessa, pois, se é relevante a gente comenta.E esse site com certeza é relevante. Seu mérito? Juntar no mesmo lugar tecnologia, interatividade e conteúdo.

Estou falando do site de lançamento dos processadores Intel Core 2 Duo, que faz parte da campanha “Eu mereço mais de mim”.O que, a principio, parece apenas uma site com um video interativo se revela uma experiência, no mínimo, singular. Desde os “brindes” escondidos até o Making Of mostrando o povo da Mcann trabalhando, tudo parece ter sido pensado cuidadosamente. Não escapa nenhum detalhe. Aliás, detalhe é o que não falta nesse site.

É melhor eu parar por aqui, senão estrago a brincadeira. Entra lá, divirta-se, e sinta-se a vontade pra voltar aqui no nosso blog e comentar o que achou. O link é
www.maisdemim.com.br

Escrito e Postado por Gustavo

Pra que Orkut???

Em uma entrevista a revista Meio e Mensagem no início do ano, o senhor Orkut diz não ter lucrado um centavo até hoje com sua criação, pois devido a várias leis e argumentos validos ele não abrem a pagina para propagandas, como banners ou links publicitários.
Então do ponto de vista mercadológico, pra que Orkut?. E mais importante, por que ele vale tanto no mercado digital?.

Bom essa é uma resposta difícil, mas uma resposta plausível é porque o site criou um vinculo com o publico muito grande e sempre que podem seus donos tentam colocar a imagem do resto do grupo Google ao seu lado, sendo por meu da criação de uma conta de e-mail no Gmail ou com vídeos postados por seus usuários que levam ao YouTube, não importa, o Orkut serve como uma política de bom relacionamento para o Google. Mas de algum tempo para cá, alguns descobriram como usar o Orkut como instrumento de trabalho, como certas empresas que ao abrir processos de seleção, eles buscam o perfil dos candidatos escritos no Orkut, pesquisando desde seu perfil até suas comunidades, sendo esse fator muito relevante, pois dependendo do perfil do candidato, mesmo contendo coisas FAKE, ele pode ser desclassificado.

O site também serve como marketing pessoal para pessoas que buscam emprego, para pesquisa de marca para empresas e até para pesquisa de públicos. Mas com o novo sistema de XML e HTML implantado no Orkut, agora seus usuários podem postar vídeos que servem desde entretenimento até a uma estratégia de marketing viral na internet sobre algum produto ou marca, lançamento de eventos através do sistema de slides ou até enquetes em comunidades.
Por mais que o Orkut ainda não tenha dado diretamente lucro para seus criadores, podemos garantir que ele vem dando um bom lucro para seus usuários através de boas estratégias que não são evasivas ou inconvenientes, contudo ainda temos os chatos que adoram mandar spam para nos atormentar.

Por Fernando Alves Vieira