quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Você acredita em tudo o que lê e assiste?




Com o advento das ferramentas da web 2.0, o consumidor de informação digital tem agora muitas opções de mídia para ficar atualizado, e também a possibilidade de, através de blogs, por exemplo, contestar o que os grandes meios de comunicação tradicionais propagam e divulgam.

Se antes suas únicas fontes de informações eram as grandes redes de televisão (Globo, Record, SBT, Band), os principais jornais (Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo) e as revistas de grandes tiragens (Veja, Isto É, Época), agora há uma grande quantidade de novos meios on-line, blogs de jornalistas gabaritados, entre outros, formando o que seria o fim da voz única dos monopólios de mídia. Afinal, como se sabe, cerca de seis famílias comandam os principais meios de comunicação do Brasil, configurando uma aristocracia midiática. Essas novas fontes de informação só são possíveis com as ferramentas da web 2.0.

Alguns exemplos significativos no contexto da blogosfera brasileira são os blogs de Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Luiz Carlos Azenha (Vi o Mundo), Marcelo Tas e Pedro Dória.

Mas há muitos outros de igual importância, que com certeza mudarão sua forma de ver o mundo e a realidade brasileira, deixando de lado o cabresto vicioso dos meios tradicionais.

Escrito e postado por Edson Garcia

Admirável mundo novo...será mesmo?

Desde que nos demos conta das possibilidades que a Web 2.0 tinha a oferecer à propaganda, parece que todos (agências, anunciantes, e até os próprios usuários da net) resolveram desbravar esse mundo que ressurgiu do limbo virtual.

É uma fase meio experimental ainda, eu sei, e aí surge conteúdo de tudo quanto é tipo. Tem muita coisa boa, mas muita coisa ruim. Algumas delas já foram discutidas aqui no Colabore. Cada uma descrita e comentada em particular.

Mesmo assim, eu gostaria de expor algo que simplesmente não consigo deixar de lado. Propaganda Colaborativa é legal? É legal sim, beleza. É novidade? Ótimo! Cliente adora novidade mesmo.

Mas pera lá! E a qualidade? Interatividade é uma ferramenta, e não um fim. Ora, o hotsite do lançamento do Fiat Punto é interativo. Tem “test- drive” virtual com Chat pra você conversar com quem estiver online na hora. Muito legal, mas quem é que fica no hotsite do Punto esperando pra fazer amigos?

Aí você me diz que faz parte da experiência do usuário. Sem problemas, só acho que há formas mais criativas de se passar o conceito do carro. Acredito que, enquanto é novidade, a Propaganda Colaborativa aceita de tudo. Só quando estivermos saturados de toda essa interatividade é que a Propaganda Colaborativa vai amadurecer, e aí só os conteúdos realmente interessantes vão conseguir se destacar. Mas isso não seria novidade, certo?

Escrito e Postado por Gustavo