quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Você acredita em tudo o que lê e assiste?




Com o advento das ferramentas da web 2.0, o consumidor de informação digital tem agora muitas opções de mídia para ficar atualizado, e também a possibilidade de, através de blogs, por exemplo, contestar o que os grandes meios de comunicação tradicionais propagam e divulgam.

Se antes suas únicas fontes de informações eram as grandes redes de televisão (Globo, Record, SBT, Band), os principais jornais (Folha de S. Paulo, Estadão, O Globo) e as revistas de grandes tiragens (Veja, Isto É, Época), agora há uma grande quantidade de novos meios on-line, blogs de jornalistas gabaritados, entre outros, formando o que seria o fim da voz única dos monopólios de mídia. Afinal, como se sabe, cerca de seis famílias comandam os principais meios de comunicação do Brasil, configurando uma aristocracia midiática. Essas novas fontes de informação só são possíveis com as ferramentas da web 2.0.

Alguns exemplos significativos no contexto da blogosfera brasileira são os blogs de Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada), Luiz Carlos Azenha (Vi o Mundo), Marcelo Tas e Pedro Dória.

Mas há muitos outros de igual importância, que com certeza mudarão sua forma de ver o mundo e a realidade brasileira, deixando de lado o cabresto vicioso dos meios tradicionais.

Escrito e postado por Edson Garcia

2 comentários:

Anônimo disse...

mas também temos os wikis da vida, com suas explicações nem sempre apuradas para enganar um pouquinho a mais =D

Anônimo disse...

Muito bom, bem explorado.