O consumidor digital definitivamente quer deixar de ser coadjuvante ou receptor passivo no consumo de mídia, produtos e serviços. Apontada por alguns céticos como provável bolha (a exemplo da bolha da Web 1.0 em 2000), a era do CGM (Consumer Generated Media) está criando raízes sólidas nas relações empresa/consumidor. O rebuliço provocado na indústria da música talvez seja o exemplo mais notório do que está por vir.
Talvez os efeitos mais visíveis estejam na internet - a propulsora dessa onda que permite aos consumidores troca de informação e interação jamais vistas na história -, com cases de sucesso como Amazon, Apple e Google, mas empresas
O consumidor digital quer estar no comando, participar, não aceita propaganda invasiva, quer colaborar no processo de produção de mídia, adora redes sociais e tem informação suficiente para não ser desmerecido, confundido ou ludibriado pela propaganda. A era do auto-elogio na propaganda está com os dias contados.
Por Edson Garcia
Um comentário:
Um bom exemplo desse novo relacionamento entre cliente e marca pode ser notado nas campanhas on-line da wolkswagen, que estimula os usuarios do site, a criarem vídeos caseiros no pc para serem exibidos no site e os melhores viram ideias pra comerciais. Temos tambem o tim studio, no qual todos os clientes da tim podem postar videos, audio e imagem caseiras no site e a cada download (que é gratuito) do link, o usuario que postou ganha em seu celular um crédito de 0,15 centavos.
Bom por enquanto é só, fica o site do tim studio...
http://www.timstudio.com.br/home/
fernando alves vieira
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